Sociabilidades de jovens homossexuais nas ruas de São Paulo: deslocamentos e fronteiras

Dissertação de mestrado de Hamilton Harley de Carvalho-Silva
Instituição: Universidade de São Paulo

Resumo:

A pesquisa de mestrado na área de Sociologia da Educação teve como objetivo principal esboçar um panorama sobre elementos do cotidiano das relações sociais que permeiam a questão da homossexualidade masculina de jovens urbanos, moradores da cidade de São Paulo. Possíveis facilidades e dificuldades enfrentadas pelos sujeitos, percursos realizados, limites, estratégias, formas de inserção social e traços de sociabilidade construídos nos movimentos de circulação pela cidade de São Paulo foram investigados e contemplados.

Conversas dirigidas, observação participante e diários de bordo produzidos pelos informantes compuseram os métodos de investigação empregados. Quatro entrevistas em profundidade, três diários de bordo e os trabalhos de observação permitiram a composição de análises e narrativas sobre o cotidiano de jovens homossexuais que enfrentam as fronteiras da sexualidade e as barreiras econômicas na constituição de relações sociais em meio urbano.

A experiência urbana vivida por estes jovens colaborou para construção de modulações nas identidades (constituição de personalidades) dos sujeitos como estratégias de inserção nos grupos sociais a partir de mobilizações particulares.

Clique aqui para fazer download no Banco de Teses e Dissertações da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s