Edital: III Semana de Gênero e Sexualidade da Unifesp

MAPÔ – Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades da Unifesp

Edital para III Semana de Gênero e Sexualidade(s) da Unifesp “Política, Gênero e Sexualidade: tensões e diálogos”

De 17 a 21 de Setembro de 2012

Pelo terceiro ano consecutivo o MAPÔ realizará a III SeGenSex, evento que consolida a ação estudantil na realização de eventos dentro do espaço universitário. Formado por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, campus Pimentas em Guarulhos, a semana tem trazido à baila o debate de diversos temas tangentes da realidade nacional, tentando dar espaço para a divulgação de pesquisas e pesquisadores e ampliando a discussão em várias esferas.

A SeGenSex do ano de 2011 trouxe a dimensão e o potencial do evento e seus desafios; e, ao mesmo tempo, a necessidade de mantermos um evento amplo, diversificado e contundente. Dessa forma, como meio de dialogar com o Brasil contemporâneo, trazemos para o centro da discussão os diversos modos de se tratar política, gênero e sexualidade, principalmente pelo fato de estarmos em ano eleitoral.

Obviamente nosso entendimento de política, e ação política, não se restringe ao processo de escolha de representante, vai mais além, desde ações cotidianas até movimentos da sociedade civil. E, portanto, queremos contribuir para esse debate, para que ele ocorra de fato, inclusive trazendo a comunidade do entorno do campus. A escolha deste tema segue a linha do ano passado, no qual buscamos destacar a questão do aborto; a diferença neste ano é o enfoque dos Eixos Temáticos mais proximamente relacionados ao tema central.

Apesar de parecer mais restritivo, cada Eixo Temático possui abertura para receber contribuições amplas, já que o debate sobre o tema nunca deve ser unívoco. Por fim destacamos a abertura de seleção para as Atividades Culturais, podendo estas serem de ordem individual ou coletiva, desde intervenções no espaço; apresentações musicais; mostras de vídeos, lançamento de curtas ou longa metragens; apresentações teatrais ou leituras dramáticas; exposições visuais, etc. Divulgue, compareça, participe. A SeGenSex só acontece com o compartilhamento de ideias.

Eixos temáticos:

– Estado e religiosidades: tensionando ações
– Políticas públicas e sexualidade: práticas governistas e sociais
– Violências e enfrentamentos
– Militância e terceiro setor: produção de novos atores políticos e a ponto com governos e populações
– Políticas e discursos midiáticos

Clique aqui para mais informações sobre o Edital.

Fonte: Mapô!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s